top of page

RESENHA: O Último Samurai (2003)

“- Você acha que um homem pode mudar seu destino? – Eu acho que um homem faz o que pode… até que seu destino lhe seja revelado!”

Hoje vou falar um pouco de um filme que foi marcante pra mim, O Último Samurai (The Last Samurai). Este filme é de 2003 com Tom Cruise (um dos atores que mais admiro) e Ken Watanabe.


Este filme é marcante e recomendo muito, porque ele consegue expressar algo que para muitos é quase impossível entender. Um conceito que, se colocado em prática, pode mudar a sua vida e daqueles a sua volta: HONRA.


O Capitão Nathan Algren (Tom Cruise), é um veterano da Guerra Civil Americana. Quando o exército imperial Japonês é criado, durante a era Meiji, Nathan é chamado para treinar os soldados junto a seu ex-comandante. Eles deveriam enfrentar os Samurais, os mesmo que antes serviam ao Imperador e agora eram tidos como uma “ameaça”. A palavra Samurai, como é explicado no filme, significa Servir, pois aqueles guerreiros serviam ao Império.


Durante uma batalha, após o exército ser massacrado pelos samurais, Algren fica e luta bravamente, mas é rendido e levado como prisioneiro pelo líder dos Samurais, Katsumoto (Ken Watanabe). Katsumoto observa a bravura de Nathan e decide poupar-lhe a vida.


Nathan passa um tempo com os Samurais e acaba aos poucos entendendo e se apaixonando pela cultura e valores daqueles guerreiros e passa até mesmo a treinar e aprender o Kendo (o caminho da espada) com eles e percebe que Katsumoto tinha em si, algo que seu ex-comandante nem passava perto, a honra. Algren se junta a eles na luta contra as Forças Imperiais (não contra o Imperador) e a ocidentalização desenfreada do país.


Este filme tem muitos pontos fortes, como os conflitos internos que o Capitão Algren enfrenta e como os enfrenta. Natan buscava por algo que não encontraria em lugar algum, mas dentro de si. E isso só se revela a ele após estar nas mãos daquele que deveria ser seu inimigo.



Há diversas lições a serem aprendidas no enredo do filme, como em todas as vezes que Natan resiste e se levanta após tantas quedas durante o seu treinamento: perseverança, ou mesmo sendo um capitão das forças armadas americanas capaz liderar tropas e preparar soldados e ainda assim estar disposto aprender desde como segurar uma espada até as técnicas de combate: humildade, ou como enfrentar todo poder bélico de um exercito numeroso mesmo fadado à derrota por um ideal: liderança.


Trilha Sonora

A trilha do filme fica por conta de Hans Zimmer, que você já deve conhecer de filmes como O Homem de Aço, toda a trilogia do Batman de Christopher Nolan, todos os Sherlock Holmes, todos os Piratas do Caribe, Megamente, A Origem, Os Simpsons: O filme, Pearl Harbor, Gladiador, O Príncipe do Egito... Até Rei Leão! Em 2016 ele será o responsável pela trilha de Batman VS Superman.


O Ultimo Samurai é uma obra fantástica que, como já disse aqui, consegue expressar de forma muito clara o que é HONRA e é um dos meus filmes preferidos que com certeza recomendo.


TRAILER (Legendado)

© 2015 por Pipocult - "Sou um nerd a mais tempo!" - Guttão Sorocaba

bottom of page