top of page

CINEMA 3D: você sabe como é feito um filme em 3D?

A diferença entre a tela do cinema e a vida real, é que, quando observam objetos reais, seus olhos também se acomodam a uma diferença de foco, já que as imagens estão de fato a distâncias diferentes. No 3D essa distância é falsa – os objetos estão todos no mesmo plano, na tela. Por isso, pesquisadores acreditam que algumas pessoas podem ter problemas de ajustamento entre a acomodação e a convergência dos olhos. Os espectadores têm de focar a uma distância (aquela entre a tela e os olhos), mas convergir a outra (aquela em que os objetos 3D parecem estar). Isso deve ser a causa do desconforto. No 3D, a ligação natural entre convergência e acomodação está quebrada.

HOLLYWOOD FAZ A SUA PARTE:

Segundo o Dr. Osvaldo Medeiros, que é uma autoridade no assunto, pois trabalha e pesquisa o 3D desde a década de 1970, é preciso que as equipes de produção dos filmes possuam oftalmologistas para dar consultoria sobre, por exemplo, os exageros que as produções podem cometer. O oftalmologista se mostra confiante a respeito da qualidade dos projetos em 3D que foram lançados até o momento e volta sua preocupação mais à higienização dos óculos do que à produção.

Se o projeto do filme for bem executado e bem produzido, com a ajuda da consultoria de oftalmologistas, não há o que temer, pois a quantidade de tecnologia envolvida é a ideal para que o filme fique bonito e envolvente, sem prejudicar a visão da audiência. Também vale lembrar que a maioria dos filmes em 3D são bem feitos, já que é necessário muito dinheiro para uma produção com a tecnologia.

NÃO CONSIGO VER EM 3D:

Estima-se que um décimo da população mundial não é capaz de enxergar imagens com a tecnologia 3D, mesmo sem apresentarem qualquer tipo de problema de visão. Isso pode ser resolvido com alguns exercícios.

Mas também procure um oftalmologista de sua confiança para a verificação do diagnóstico!


© 2015 por Pipocult - "Sou um nerd a mais tempo!" - Guttão Sorocaba

bottom of page